Pablo Castellar

Diretor Artistico
Diretor Artístico

Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira
De Junho 2011 à março de 2019

  • Exerceu a direção artística, sendo responsável pelos projetos educacionais, produção e palco.

  • Concebeu oito temporadas artísticas reunindo mais de 400 programas de concertos.

  • Coordenou diversos trabalhos de formação de plateia através dos Concertos da Juventude e de demais ações educacionais como o projeto "Orquestra em Sala".

  • Foi responsável pela realização da primeira parceria latino-americana com o Carnegie Hall, com seu programa educacional "Link Up", do Weill Music Institute.

  • Viabilizou a vinda ao Brasil de maestros como Lorin Maazel, Semyon Bychkov, Robert Spano, Louis Langrée, Eiji Oue, violinistas como Pinchas Zukerman e Maxim Vengerov, violoncelistas como Lynn Harrell e Jan Vogler, pianistas como Angela Hewitt, Lang Lang, Daniil Trifonov, David Fray, Hélène Grimaud, do oboísta Albrecht Mayer, do trompista Stefan Dohr, do tenor Plácido Domingo, entre tantos outros ícones da música clássica internacional.

  • Celebrou em concertos nossos solistas nacionais consagrados como Nelson Freire, Arnaldo Cohen e Antonio Meneses sempre abrindo espaço para novos talentos como Leonardo Hilsdorf , Cristian Budu e Fabio Martino.

  • Promoveu uma das maiores temporadas líricas do Rio de Janeiro com a apresentação de 11 títulos de ópera somente no ano em 2013, e participação da orquestra na produção da ópera "Sonhos de Uma noite de Verão" de Benjamin Britten realizada no Parque Laje indicada ao prémio Opera Award em Londres.

  • Realizou, em parceria com JB FM e em apresentações especiais, concertos da OSB com grandes nomes da música popular brasileira tais como Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Os Cariocas, Gal Gosta, Toquinho, Lenine, Alcione, Adriana Calcanhoto, Ana Carolina, Maria Rita, Zélia Duncan, Adriana Calcanhoto, Thiago Abravanel, Vanessa da Mata e Luiza Possi entre outros.

  • Em parceria com o Festival "Rock in Rio" realizou concertos da OSB com bandas de Rock tais como Paralamas do Sucesso, Titãs, e Legião Urbana, além de Roqueiros como Dinho Ouro Preto, entre outros.

  • Promoveu concertos com importantes nomes da música instrumental popular Brasileira com artistas como Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e Leo Gandelman.

  • Escreveu e apresentou o programa semanal "Radio OSB", na MEC FM

  • Realizou com o projeto Aquarius duas apresentações da Orquestra Sinfônica Brasileira no Complexo do Alemão levando o melhor música de concerto para dentro desta comunidade carioca.

  • Em parceria com a Artplan lançou o "Clássicos Animados", o primeiro aplicativo educacional de música de concerto para crianças desenvolvido por uma orquestra.

  • Concebeu o projeto de Responsabilidade Social "Conexões Musicais" que trouxe música de excelência para algumas das cidades com menor IDH do Rio de Janeiro e São Paulo. Somente em 2018 o projeto levou educação musical para 14 mil alunos de escolas municipais locais e realizou concertos da OSB em oito cidades atingindo milhares de pessoas. Nos concertos sempre apresentávamos uma versão inédita do Hino da Cidade, tocávamos a obra de um compositor local e convidávamos até 20 músicos locais para ensaiarem na cidade das artes. Depois os mesmos subiam ao palco de sua cidade para encerrar o concerto da orquestra tocando duas músicas junto com a OSB. Antes do início do concerto realizávamos uma pequeno festival apresentando bandas de fanfarra, pequenas orquestra, grupos de teatro, dança, lutas marciais e demais talentos locais de cada comunidade.



Portfólio de trabalhos realizados com a OSB